Um dos temas que mais vejo nos websites, declarações de propósito, missão, visão, valores, das mais variadas empresas do planeta é DIVERSIDADE.
Sim todos estão preocupados com a diversidade e não é para menos. Diversidade é comprovadamente bom para os negócios, é bom para a imagem corporativa, é ótimo para a Inovação e em última análise também é bom para as pessoas.
Vejo, no entanto muito se falar isoladamente em PCD (pessoas com deficiência), LGBTQI+, Pessoas pretas e pardas e empoderamento feminino. Empresas montando seminários, discutindo propostas, patrocinando workshops e eventos. Tudo muito importante, louvável e necessário.
Mas será que as empresas estão de fato preocupadas com TODO O ESPECTRO de diversidade possível e disponível ?
Tenho visto já tem bastante tempo muita preocupação com os mais jovens, os " Millennials ", geração Y, geração Z, etc. Mais uma vez, muito importante a preocupação com o tema, porém, não vejo o mesmo investimento (poucos ou quase nada na verdade) valorizando os mais experientes. Vejo muito poucos (quase nada) seminários, eventos, workshops, tratando de valorização de empregos e empregados acima dos 50 (de fato nem acima de 40, 45 ...). Felizmente já vejo algumas empresas abrindo vagas de trabalho específicas para os mais experientes, mas ainda muito tímidas e aparentemente pautadas pelo modismo. Não vejo tampouco empresas traçando metas e métricas para terem um percentual X% da força de trabalho de pessoas mais experientes, como vejo para mulheres, pessoas pretas e pardas por exemplo.
Posso estar redondamente enganado ( gostaria muito de estar ) mas será que estamos como empresas, preocupados com a diversidade em todo seu espectro de fato? Ou apenas estamos criando o que eu chamei livre e despretensiosamente de efeito "DIVERSEWASH" , parafraseando o termo Greenwashing utilizado por empresas para valorizar ações de sustentabilidade ambiental somente com fins de marketing, sem muita preocupação com ações efetivas de proteção ao meio ambiente de fato .
Peço aqui ajuda dos leitores para que divulguem empresas que conheçam e que tenham ações concretas de valorização de força de trabalho diversa que vão além das citadas aqui.
Aproveitando o gancho, os mais novos hoje serão os "velhinhos" consumidores de amanhã e eles podem muito bem valorizar produtos e serviços de empresas que se preocupam com eles desde jovens.
Boa semana.
Giba Sobrinho
(artigo originalmente publicado em Dezembro de 2018 no blog : http://liderintegral.blogspot.com/ )